Estratégias Digitais

Dizer que existe uma fórmula mágica para você “bombar” na internet é algo no mínimo malicioso, já que é impossível afirmar que exista uma fórmula mágica para isso. O que costumamos dizer é que existem formas, quase que unânimes de se conseguir sucesso na internet e fazer campanhas de sucesso pela web. E muitas vezes estas são ignoradas pelos próprios profissionais que trabalham com isso em troca de uma tentativa de resposta rápida para seus clientes ou para si mesmos.

Hoje a internet possui bilhões de web sites, certamente nem todos eles são sérios mas existem milhares sites sérios por ai que fazem um trabalho semelhante ao seu, ou que tem uma ideia próxima da sua. Lembra daquele cara que dizia que não gostava de dormir? Pois enquanto ele dorme os japoneses estavam acordados tendo ideias! Então, esta máxima é assustadora sob vários aspectos mas não deixa de ser verdadeira. Sempre existem sites surgindo e a toda hora ideias brotando na internet o que nos leva a pensar ainda mais profundamente neste sentido: Como eu vou me destacar na multidão?

Obviamente não é fácil mas a base de tudo se chama estratégia é ela quem vai trilhar de fato o caminho do sucesso para o seu negócio, mas para elaborar uma boa estratégia você precisa seguir alguns passos.

1 – Conheça a você mesmo!

Parece um pouco romancista o conceito mas não é! É a coisa mais prática que você vai encontrar no mundo do marketing. O primeiro passo para iniciar uma estratégia é se conhecer, saber quais são os seus limites, saber como está a sua empresa em relação ao mercado e principalmente, como a empresa está em relação a si mesma. Isto é um dever de casa muito produtivo, conheça cada aspecto da sua empresa antes de começar: Uma dica, se você nunca ouviu falar disso, estude um pouco sobre análise SWOT. Vai ajudar muito nesse processo.

2 – Conheça seus adversários

Se conhecer é primordial, mas conhecer os adversários é igualmente importante e evite subestimá-los isso pode ser um erro fatal. Conheci muitos empresários que acreditavam fielmente que seus produtos eram melhores que seus concorrentes e no fim os concorrentes evoluíram tão rápido que acabaram engolindo os produtos deles nas gôndolas das lojas. Isso pode de fato acontecer com você, então fique de olho, veja o que os seus concorrentes estão fazendo, como estão fazendo e tente formular uma ideia de como funcionam suas estratégias.

3 – Entenda os seus clientes

Tenha sempre em mente que a razão do seu negócio existir são os seus clientes e comece a elaborar estratégias a partir do seu cliente e não ao contrário. Compreenda quais são as tendências, tente tornar a vida do seu cliente mais fácil, mais simples e mantenha sempre este foco, fazendo a si mesmo as três perguntas chaves:

  1. De que forma meu cliente vai encontrar isso?
  2. Por que meu cliente quer comprar isso?
  3. E porque compraria comigo?

Com estas respostas você já conseguirá ter um norteador estratégico bastante interessante.

4 – Estabeleça um foco

Tenha foco naquilo que seu negócio faz, tente não se correr atrás de todas as oportunidades que aparecem. Isso não quer dizer que você deve fechar os olhos e manter o foco somente em uma coisa, mas faça bem aquilo que você se propõe a fazer. Uma coisa que você deve ter em mente: a internet é aberta e por isso a concorrência e as críticas estão sempre abertas.

Uma dica é criar um slogan que possa motivar seus profissionais a este foco e também consiga indicar a sua visão de negócio para os clientes.

Enfim, com essas poucas dicas você pode conseguir estabelecer uma estratégia vencedora na internet. Não vai ser fácil e certamente você terá que quebrar paradigmas, mas mantenha o foco, pois a crise afeta aqueles que são menos preparados.

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