8 Dicas para E-Commerce

Sempre somos abordados por clientes e parceiros que tem curiosidades diversas sobre como criar um e-commerce ou algo semelhante e por isso resolvemos expor algumas dicas que são comuns entre eles.

1 – Escolha um nicho de atuação

8 dicas essenciais para um E-Commerce de Sucesso

O primeiro passo para criar um bom e-commerce é escolher bem um nicho onde você deseja explorar, de preferência algo com o qual você consiga se identificar. Escolher aleatoriamente um nicho de mercado por ouvir falar em sucessos naquele segmento pode parecer uma boa ideia, mas no fim pode não ser uma solução para o seu negócio.

Esta escolha deve ser executada com critério. Observe bem o mercado antes de começar a explorá-lo para que você possa aumentar suas possibilidades de sucesso. Faça pesquisas a cerca do histórico de buscas dentro do nicho selecionado, além de analisar também possíveis concorrentes diretos e indiretos, ou seja, qual produto você tem para vender e quais as possibilidades dele ser absorvido pelo mercado.

Esta análise deve ser focada principalmente nos benefícios que o seu produto gera, ou seja, se você pretende vender um organizador pessoal, você deve fazer pesquisas a cerca de produtos que auxiliem a organização pessoal de clientes. Ao fazer esta pesquisa você poderia descobrir que smartphones já substituíram esta função e que o ideal então seria focar em smartphones, por exemplo.

 

2 – Planeje bem sua loja

Estratégia 8 dicas essenciais para um E-Commerce de Sucesso

Esta é uma parte crucial da construção de uma loja virtual. Tudo o que dizem sobre ser “fácil construir um e-commerce” e que “basta cadastrar produtos em uma plataforma”, não é bem a verdade. Criar um aloja virtual requer uma boa quantidade de horas de planejamento, principalmente para que você consiga ter sucesso em todos os processos desde a criação até a execução. O que você deve ter sempre em mente são os próximos tópicos…

 

3 – Pense na Logística

Logística para ecommerce 8 dicas essenciais para um E-Commerce de Sucesso

Geralmente este aspecto pode ser solucionado utilizando serviços dos Correios (clique aqui e saiba como se dá essa parceira entre loja virtual e correios), mas você deve primeiro planejar bem se seus produtos estão dentro das limitações das dimensões de produtos que podem ser enviados pela plataforma dos Correios. Caso seus produtos ultrapassem estes limites, lembre-se que você pode utilizar outros canais logísticos no Brasil tais como UPS, Fedex e JadLog, entre outras opções de transportadoras.

Vá além:

  • Pense onde você poderá armazenar de forma segura e eficiente cada um dos seus produtos.
  • Use um sistema de etiquetas que possa facilitar a localização e manuseio;
  • Nunca perca o controle da quantidade que você tem em seu estoque;
  • Lembre-se sempre de criar padrões de comportamento para cada nova venda, assim você poderá garantir a melhor qualidade possível de entrega.
  • E lembre-se: tudo isso define o prazo de entrega que pode ser crucial na escolha do cliente pela sua loja e na finalização da compra

Investir em logística pode ser algo extremamente lucrativo se você considerar as perdas que sua loja pode ter se sua logística falhar.

 

4 – Não caia em disputa de preços

disputa de preços Logística para ecommerce 8 dicas essenciais para um E-Commerce de Sucesso

A política de preço sempre é importante, pois isto pode dizer muito sobre a sua loja, mas nem sempre preços baixos são a solução para o seu negócio. Praticar Dumping (Preços abaixo do mercado) pode ser perigoso e gerar desconfiança dos seus clientes, por isso, sempre faça uma pesquisa de preços antes de colocar seu comércio no ar.

Tente utilizar preços próximos da concorrência e evite também entrar em concorrência de preços. Este tipo de concorrência é danosa e pode simplesmente acabar com sua possibilidade de sucesso. Lembre-se: seu preço deve levar em consideração não somente o valor de compra mas também verba para publicidade, manutenção de sua plataforma de e-commerce entre outros custos fixos e variáveis que você pode ter.

É preciso calcular tudo isso para manter a sua loja virtual sustentável e poder oferecer sempre novidades e bons preços para seus clientes.

 

5 – Divulgação

Divulgação de um Ecommerce 8 dicas essenciais para um E-Commerce de Sucesso

Propaganda é sim a alma de todo negócio bem sucedido e, no mundo do e-commerce, não é diferente. Não se iluda em pensar que seu site irá começar a vender no minuto em que você colocar os seus produtos no ar. No geral, isto não acontece, e você precisará investir algum tempo e dinheiro para divulgar os seus produtos, para fazer acontecer.

Dependo do tipo de produto você deverá adotar uma estratégia diferente que pode variar entre as listadas abaixo. Conheça as principais e que trazem bons retornos quando bem administradas:

 

  • Redes Sociais

Redes Sociais e Ecommerce 8 dicas essenciais para um E-Commerce de Sucesso

Uma maneira eficiente para divulgar produtos, principalmente que tragam algum tipo de inovação é divulgá-los com imagens, textos e vídeos (ótimo retorno os vídeos inclusive).

As redes sociais tem uma capacidade viral interessante para este tipo de produto, principalmente se forem realmente inovadores. Quem não lembra do skate voador? Ou dos drones que seguem seus donos para filmá-los? E outras novidades que vemos por aí que dão aquela vontade de ter, como aquele amado BB8 guiado por Iphone?

Estes produtos são legais e inovadores e em redes sociais costumam viralizar exatamente por isso.

 

  • Blogs

blog 8 dicas essenciais para um E-Commerce de Sucesso

Esse é o que chamam de content marketing ou marketing de conteúdo, como redes sociais não possuem um espaço muito grande para descrever produtos, Você pode usar um blog para descrever as suas características e vantagens, principalmente se não houver condições de criar um pequeno vídeo sobre ele. Criar um artigo sobre o produto pode ser uma boa maneira de difundir suas características e torná-lo ele cada vez mais popular.

 

  • Videos

Divulgação de um Ecommerce 8 dicas essenciais para um E-Commerce de Sucesso

Uma maneira bem interessante de divulgar seus produtos é criar um canal para sua loja demonstrando os produtos através de vídeos que tornem os seus produtos cada vez mais interessantes para os seus clientes.

Você pode explorar vídeos curtos e rápidos demonstrando produtos, vídeos engraçados da equipe e seus bastidores, vídeos dos profissionais envolvidos falando suas opiniões… As oportunidades são ilimitadas.

 

  • Anúncios / Ads

8 dicas essenciais para um E-Commerce de Sucesso

Obviamente que todos estes recursos podem ser somados a  uma estratégia de divulgação utilizando plataformas pagas de propaganda, mas tenha sempre em mente que você deve anunciar o produto certo para o público certo.

Estes canais geralmente são os mais eficientes na divulgação de lojas novas e podem representar uma rentabilidade bastante interessante para seu e-commerce. Se quiser entender mais sobre as opções de Publicidade Online e como você pode explorar melhor no ecommerce é só clicar aqui e conferir o artigo Coisas que Fazem a Publicidade Online Valer a Pena.

 

6 – Estruture suas campanhas

Divulgação de um Ecommerce 8 dicas essenciais para um E-Commerce de Sucesso

Pode parecer bobagem, mas é mais interessante trazer qualidade do que quantidade em suas campanhas. Então tenha em mente que você precisa focar no seu público para vender bem e não em qualquer público para simplesmente ser conhecido.

Ao criar suas campanhas patrocinadas, tenha em mente que elas devem ser rentáveis acima de tudo e, para isso, precisam ter foco no público correto.

Sempre avalie e compreenda qual é o seu público alvo e reduza o máximo possível os “achismos” neste mérito, pois é comum termos em mente que nosso público alvo é um e na verdade é um público totalmente diferente do que imaginamos.

Hoje a maioria das plataformas de anúncio oferecem em suas ferramentas de divulgação tipos diferentes de ofertas de público. Dê bastante atenção a este ponto para que você tenha qualidade e não somente quantidade.

 

7 – Escolha bem sua plataforma de E-commerce

Divulgação de um Ecommerce 8 dicas essenciais para um E-Commerce de Sucesso

 

Hoje existem dezenas de plataformas de e-commerce no mercado e escolher a plataforma certa pode ser uma tarefa difícil mas é uma tarefa vital para o sucesso ou não da sua loja. Vamos listar as principais plataformas e suas vantagens e desvantagens.

 

Magento

Esta é uma das mais famosas plataformas de E-commerce disponíveis no mercado e é muito comum atualmente encontrar sites que a usam. É uma plataforma completa com milhares de recursos porém é preciso muito cuidado com esta plataforma devido a sua estrutura extremamente complexa e difícil de ser dominada.

Antes de pensar que Magento é “melhor plataforma de e-commerce do mundo” pense se ela é a melhor para você pois geralmente uma plataforma como o Magento precisam de um alto grau de especialização e dedicação constante de especialistas.

  • Vantagens
    É uma plataforma extremamente robusta e aguenta grandes quantidades de acessos simultâneos. Além disso o sistema possui uma grande quantidade de serviços automatizados, o que facilita a vida de grandes lojas que pretendem ter seu e-commerce bem estruturado e gerenciado.
  • Desvantagens
    Para pequenos varejistas ela se torna muito complexa e complicada de administrar, além de requerer manutenções preventivas quase que o tempo todo.

Open Cart

O Open Cart é uma plataforma interessante, também complexa de ser administrada mas um pouco mais fácil do que o Magento para ser utilizada. Possui algumas limitações administrativas que se tornam irritantes quando você começa a crescer mas possui uma ótima capacidade em SEO que o torna bastante útil para pequenos comerciantes em busca de explorar este mercado.

  • Vantagens
    Mais leve que o Magento, mais fácil de ser instalado e administrado, manutenção mais simples e consequentemente muito mais seguro que o Magento.
  • Desvantagens
    Conforme sua loja começa a crescer você começa a ver que ele possui um sistema administrativo muito simples e limitado, além disso você precisa de um bom conhecimento em desenvolvimento para aplicar seus plug-ins e até mesmo mudar o visual da sua loja.

WooCommerce

O WooCommerce é baseado em WordPress e é uma ferramenta relativamente simples de ser configurada e operacionalizada. Possui uma série de limitações que geralmente são facilmente superadas utilizando-se das centenas de Plug-ins que hoje estão a disposição desta plataforma. Quando acessada por muitas pessoas ao mesmo tempo, ele começa apresentar lentidão e para resolver isso resolvido requer um certo conhecimento em programação.

  • Vantagens
    Esta é uma plataforma extremamente fácil de usar e no geral requer pouquíssimo conhecimento em programação. Na verdade apenas para tarefas mais complexas que você irá precisar de conhecimento em desenvolvimento, para as tarefas mais comuns do dia-a-dia o WooCommerce não assusta muito, além disso ele possui diversos plug-ins de fácil instalação e manutenção.
  • Desvantagens
    Não é uma plataforma muito robusta e possui suporte a pequena quantidade de usuários, caso seu site comece a bombar você pode ter que investir em diversos recursos para sustentar ele no ar, sem lentidão ou indisponibilidade.

Como você pode ver existem muito mais plataformas por aí. Nós separamos as três plataformas principais gratuitas do mercado.

Esperamos que estas dicas ajudem você a conquistar seu espaça na internet, caso você tenha mais dúvidas entre em contato conosco pois estamos sempre dispostos a ajudar você no que for necessário para tornar o seu site um grande sucesso.

8 – Transmita credibilidade

SSL

Pode parecer estranho, mas você deve transmitir credibilidade em suas ações, isso quer dizer que seu site deve ter algumas características que são inerentes a um site de e-commerce com credibilidade. Por isso tenha em mente que sua loja deve possuir o máximo de características que impliquem em manter credibilidade junto aos seus clientes. Colocamos uma lista destes argumentos que são inerentes a uma loja virtual:

  • Identificação válida
    Identifique seus dados no site. Coloque o CNPJ, a razão social e o endereço no rodapé do seu site e certifique-se de que estes dados sejam verdadeiros.
  • Tenha consistência de conteúdo
    Mantenha sempre o conteúdo da sua loja consistente, os preços divulgados devem sempre ser respeitados.
  • Aplique uma comunicação visual condizente
    O visual do seu site é também importante, então não deixe de investir em uma boa comunicação visual.
  • Crie uma régua de relacionamento
    Tente criar uma resposta padrão para cada ação dos seus clientes, nunca deixe um cliente sem informações sobre suas compras, para cada passo como compra, envio, recepção e todos os passos demais, seja sempre verdadeiro em suas informações.
  • Use um certificado de segurança SSL válido
    Os certificados SSL são aqueles que geram aquele pequeno cadeado nos navegadores dos usuários. Eles garantem uma conexão segura entre o seu site e o computador do seu cliente e certificados como o COMODO garantem também segurança para os seus clientes.
  • Sempre responda seus clientes
    Sempre que houver uma interação, não importando o canal, tente responder seus clientes, isso gera mais segurança para que eles façam suas compras.

 

Divulgação de um Ecommerce 8 dicas essenciais para um E-Commerce de Sucesso

Com estes recursos você consegue gerar maior segurança para o seu consumidor aumentando a vontade e o conforto dele comprador, aumentando a possibilidade de lucratividade da sua loja.

É lógico que todos estes recursos requerem investimentos que podem ter valores variados de acordo com o tipo de serviços, então tenha em mente que estes são investimentos factíveis para os seus clientes.

Gostou das dicas? Comente aqui quais você gostou e quais dicas você gostaria de receber de nosso Blog para ajudar o seu negócio a ser um sucesso!

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